fbpx
Fundação de Educação, Artes e Cultura

Sobre a FUNDAC

A Fundação de Educação Artes e Cultura – Fundac, tem em sua essência, a promoção da transformação social e cidadania, oportunizando o saber e o desenvolvimento sociocultural, com uma gestão responsável, manifestando em suas ações o senso de justiça, a liberdade de expressão, com a prestação de serviços que exceda a excelência, com ações que vão além das montanhas de Minas Gerais.

Nossa história

Mário de Oliveira, professor de Matemática

Criada na década de 1960, por 30 professores idealistas, liderados pelo inesquecível professor de Matemática, Mário de Oliveira, anteciparam à revolução estudantil do ano de 1968, que exigia a democratização do ensino na França, criando em Belo Horizonte a primeira escola superior noturna com os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática e História.

Quando os franceses criaram a Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, nós já tínhamos aqui, funcionando no bairro boêmio da Lagoinha, uma escola que dava a oportunidade, àqueles que trabalhavam durante o dia, de conseguirem um diploma de nível superior. Milhares de jovens e adultos, de todas as classes sociais, passaram por nossa escola que, gradualmente, foi criando diversos cursos e transformando-se em Centro Universitário.

Av. Professor Mário Werneck – Bairro Buritis – Belo Horizonte – 1986

Por 45 anos até fevereiro de 2009,

Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH

fomos mantenedores do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), melhor centro Universitário de Belo Horizonte e escola referência em Minas Gerais, com 43 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, sendo a única escola particular de Minas Gerais que teve seu curso de Medicina aprovado pelo governo federal.

Durante este tempo, geramos milhares de empregos

Diretos e indiretos, com professores doutores, mestres ou licenciados além de uma excelente equipe de colaboradores para serviços técnicos, administrativos e de manutenção. Após a transferência do Centro Universitário para outro mantenedor, buscamos novos empreendimentos e parcerias, por meio de uma administração ágil e moderna. Nossa Fundação é uma entidade filantrópica, de direito privado, que não distribui lucros e reaplica todo o seu superávit em atividades previstas no seu estatuto.

Centro Universitário mantido pela Fundac – Belo Horizonte

Transparência

Manter a transparência nas ações realizadas pela Fundação de Educação, Artes e Cultura – Fundac, por meio de prestação de contas, tem a mesma relevância como manter os negócios sustentáveis e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural, com profissionalismo, clareza e excelência.

Atendendo às disposições legais e estatutárias, a Fundação de Educação, Artes e Cultura torna públicas as Demonstrações Financeiras referente ao exercício findo em 31/12/2021. As demonstrações financeiras foram auditadas pela R&R Auditoria e Consultoria.
Atendendo às disposições legais e estatutárias, a Fundação de Educação, Artes e Cultura torna públicas as Demonstrações Financeiras referente ao exercício findo em 31/12/2020. As demonstrações financeiras foram auditadas pela R&R Auditoria e Consultoria.
Atendendo às disposições legais e estatutárias, a Fundação de Educação, Artes e Cultura torna públicas as Demonstrações Financeiras referente ao exercício findo em 31/12/2019. As demonstrações financeiras foram auditadas pela R&R Auditoria e Consultoria.
Atendendo às disposições legais e estatutárias, a Fundação de Educação, Artes e Cultura torna públicas as Demonstrações Financeiras referente ao exercício findo em 31/12/2018. As demonstrações financeiras foram auditadas pela R&R Auditoria e Consultoria.
Atendendo às disposições legais e estatutárias, a Fundação de Educação, Artes e Cultura torna públicas as Demonstrações Financeiras referente ao exercício findo em 31/12/2017. As demonstrações financeiras foram auditadas pela R&R Auditoria e Consultoria.

Responsabilidade Social

Filantropia

São entidades sem fins lucrativos, aquelas que prestam serviços gratuitos (total ou parcialmente) de assistência social, saúde ou educação a pessoas carentes. A qualidade de beneficente de assistência social da entidade é certificada pelo Ministério da Assistência Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC) conforme sua área de atuação. Para receber a certificação a entidade deve cumprir os requisitos estabelecidos pelos artigos 3º ao 20º da Lei nº 12.101/2009.

De acordo com a legislação do Terceiro Setor, a Fundação de Educação, Artes e Cultura – Fundac atendeu a ITG 2002 e no ano de 2020 concedeu bolsas sociais de 100% na área de educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, no valor de R$ 1.681.130 em suas unidades do Colégio Educare, localizadas na cidade de Betim – MG.

Foi concedido no período de 2020 168 bolsas integrais de 100% considerando os requisitos assistenciais previstos na Lei 12.101/2009, além disso foi concedido também benefícios complementares relativos a materiais didáticos e uniformes no montante de R$ 160.000,00 conforme art. 13 e parágrafo II e III.

A Filantropia pode envolver diversas áreas de interesse público, como por exemplo, meio ambiente, educação, cultura e saúde. Existem objetivos diversos, como a promoção do desenvolvimento econômico local, o combate à degradação ambiental, a defesa de direitos civis, o acesso à educação, entre outros. A intenção da filantropia é atender objetivos da sociedade que ainda não tenham sido realizados ou que apresentem lacunas sob a responsabilidade do Estado.

Sendo assim, a Fundação criou também no ano de 2020 o Centro Cultural localizado na Rua Diamantina, nº 463 – Bairro Lagoinha, na cidade de Belo Horizonte, onde são realizados diversos eventos culturais abrangendo toda população da capital mineira e regiões vizinhas e conta ainda, com uma filial denominada TV Top Cultura (antiga – TV Inconfidentes), localizada na Rua Engenheiro Corrêa nº 315  -Bairro Vila Aparecida, na cidade de Ouro Preto.

 

Todas as ações socioassistenciais desenvolvidas pela Fundac tem caráter preventivo e de inclusão social.

As atividades desenvolvidas diretamente ou por meio das parcerias com o Museu de Arte Sacra da Paróquia do Pilar, no Município de Ouro Preto – MG e com a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, do Município de Carmópolis de Minas – MG, objetivaram criar reais condições para melhoria da qualidade de vida do público assistido, quais sejam: crianças e jovens na sua maioria em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, todas as atividades têm um viés cultural, possibilitando a todos àqueles que participam, diretamente, um crescimento cultural significativo e acesso a novas possibilidades de emprego e renda. Ao público espectador dos eventos é proporcionado a fruição cultural e momentos de lazer.

 

Além das atividades descritas acima, a Fundac mantém a TV TOP Cultura de forma continuada e permanente, com o objetivo de desenvolver programas voltados para divulgar material de interesse Educacional, Cultural, Social e de Assistência Comunitária, pautados na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS n.º 8.742/93, que dispõe no art. 3.º: consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.

Ler Mais
Programa Bolsa social de ensino Fundac
Edital – Bolsa Social de Ensino Fundac – Filantropia 01/2021
Edital – Bolsa Social de Ensino Fundac – Filantropia 01/2020
Edital – Bolsa Social de Ensino Fundac – Filantropia 01/2019
Ler Mais
Fundac: cultura com a marca do social

Consciente de sua missão, a Fundac assume o desafio de colocar entre as metas e ações do seu Projeto de Desenvolvimento Institucional as estratégias de intervenção nas comunidades com maior índice de vulnerabilidade social, em parceria com o poder público e a sociedade civil organizada, na expectativa de garantir direitos sociais e criar reais condições para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Essas ações, pautadas na Legislação de Assistência Social vigente, tornam-se ferramentas importantes na promoção de mudanças direcionadas para a construção de uma sociedade realmente democrática, cidadã e que efetiva direitos sociais.

A política que orienta a Instituição em seus projetos reafirma e incorpora os princípios democráticos e busca: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade, assumindo a responsabilidade por atividades específicas que promovem a qualidade de vida dos grupos de idosos, jovens, crianças e adolescentes assistidos. Assim, a Fundac vem estendendo seus serviços de assistência social às comunidades vulneráveis, buscando a ampliação das oportunidades de desenvolvimento de potencialidades e o desenvolvimento de aquisição e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. E, também, contribuindo para o fortalecimento do bem-estar dos envolvidos em seus projetos institucionais, bem como a materialização dos seus direitos sociais numa experiência viva de interação entre a instituição e as comunidades atendidas. As ações desenvolvidas são planejadas, contínuas, permanentes e têm caráter preventivo e processador de inclusão social. Buscam promover os grupos familiares atendidos, visando sua reorganização, seu protagonismo e sua potencialização como matriz de convivência e de defesa dos direitos dos seus membros e a promoção da sociabilidade na comunidade, proporcionando assim alguns dos direitos garantidos pela Lei Orgânica da Assistência Social.

Ler Mais

Diretrizes e Políticas

Missão:
Promover a educação e a cultura, para desenvolver o ensino em seus diversos graus e níveis, nos vários ramos do saber humano.
Visão:
Ser referência em educação e ações culturais de qualidade no estado de Minas Gerais, expandindo para todo o território brasileiro.
Negócio:
Fomentar a educação, investindo e divulgando a cultura, a ciência e a tecnologia.

Código de conduta

” No desenvolvimento de suas atividades, a Fundac obedecerá aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da transparência da publicidade, da economicidade, da razoabilidade e da eficiência.”

Diretoria e Conselho

Estrutura Organizacional: Diretores, Conselho e Lideranças

Presidente Conselho Deliberativo:

Kleber Garcia Campos

Vice-Presidente Conselho Deliberativo:

Clebert José Vieira

Conselho Deliberativo:

Alysson Elias Macedo
Carlos Donizetti da Silva
Clebert José Vieira
Durval Luis de Andrade
Francisco José Fogaça
Jorge Henrique Gerken Sobrinho
José Ribeiro de Moura
Kleber Garcia Campos
Leonardo Carneiro Assumpção Vieira
Márcio Miranda Pontes
Melquiades Almeida Lima
Rangel Cerceau Netto
Raquel Parreira Reis Carvalho
Roberto Moreira Brant
Sueli Maria Baliza Dias
Vicente da Silva Pinto
Virgílio Varela Vianna
Wellington José da Cunha

Conselho Diretor:

Presidente:

Kleber Garcia Campos

Diretor Financeiro:

Virgílio Varela Vianna

Diretor Administrativo:

Francisco José Fogaça

Diretor de Desenvolvimento e Expansão:

Wellington José da Cunha

Conselho Fiscal:

Hilton César de Oliveira
Luismar Ferreira da Costa
Saulo Donnard Carneiro

Suplente:
Henrique Cordeiro Martins

Mensagem da Presidência

Criada em 1964, a FUNDAC, hoje denominada Fundação de Educação, Artes e Cultura, desempenhou importante papel nas comunidades em que está inserida, de acordo com as necessidades do tempo e dos lugares. Nos seus primórdios, fundando a FAFI-BH, ela abriu suas portas no período noturno e dedicou-se à criação de cursos de licenciatura, dando oportunidade a milhares de candidatos ao magistério de se formarem e preencherem os quadros de profissionais em muitas escolas em toda a região da grande BH e mais além. Ampliou seus horizontes e abriu o curso de comunicação formando jornalistas para muitas entidades da região. Vieram, então, todos os mais importantes cursos para formação de profissionais em muitas áreas do saber. Isso possibilitou sua elevação ao nível de Centro Universitário e o UNI-BH, que daí surgiu, firmou-se na área jurídica, na engenharia e na área da saúde, com seus cursos de enfermagem e de medicina. Entretanto, quis o tempo e quiseram as circunstâncias que aquele grandioso conjunto escolar fosse transferido para outra instituição e a FUNDAC transferiu a mantença do UNI-BH para o importante grupo educacional ANIMA.

Depois de algum tempo de reestruturação e reorientação, a FUNDAC sente que é chegado o momento de se apresentar novamente à comunidade em que está com suas importantes propostas na área educacional. Adquiriu, em Betim, o colégio EDUCARE, nele imprimindo sua imagem. Tenta manter a eficiência da TOP Cultura, a TV de Ouro Preto. Naquela cidade, mantém a escola de música Pe. Simões, inteiramente gratuita, com seus 400 alunos. Hoje, tanto seu Conselho Deliberativo quanto seu Conselho Diretor preparam-se para possíveis novos e mais ambiciosos voos na área educacional. Nosso destino é crescer, nossa meta está nas alturas, nossa ambição é servir a comunidade em que estamos inseridos, promovendo, através da educação, a melhora do mundo em que vivemos.

Kleber Garcia Campos
Presidente

Nossa Política

Desenvolver ações educacionais e inclusivas. Aprimorar a eficiência econômica e financeira e promover o desenvolvimento institucional, com o reposicionamento da fundação.

Localização

Rua Diamantina, 491
CEP: 31.110-320
Lagoinha – Belo Horizonte – MG

Horário de Funcionamento:
seg. à sex. das 8h às 18h

Contato

Envie sua mensagem.
Fundação de Educação, Artes e Cultura
Privacidade

Utilizamos seus dados para realizar contato a respeito de informações solicitadas em nossos formulários e outras informações correlatas, que entendemos ser de seu interesse. Tratamos todas as informações em total consonância com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Oferecemos aos nossos usuários opções do que fazer com seus dados coletados, tratados e armazenados, como correção ou exclusão. Qualquer dúvida, por favor, entre em contato pelo endereço dpo@fundac.org.br.

SiteLock

Todos direitos reservados à FUNDAC® – Design & Dev by Pompz Artes

Pedido de Agendamento Enviado com Sucesso!

Obrigado! Agora é só aguardar, que entraremos em contato o mais breve possível :D

Contato Enviado com Sucesso!

Obrigado! Agora é só aguardar, que entraremos em contato o mais breve possível :D