Sobre a FUNDAC
A Fundação de Educação Artes e Cultura – Fundac, tem, em sua essência, a promoção da transformação social e cidadania, oportunizando o saber e o desenvolvimento sociocultural, com uma gestão responsável, manifestando, em suas ações, o senso de justiça, a liberdade de expressão, com a prestação de serviços que exceda a excelência, com ações que vão além das montanhas de Minas Gerais.
Nossa história
Criada na década de 1960, por 30 professores idealistas que, liderados pelo inesquecível professor de Matemática, Mário de Oliveira, anteciparam-se à revolução estudantil do ano de 1968, que exigia a democratização do ensino na França, criando, em Belo Horizonte, a primeira escola superior noturna, com os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática e História.
Quando os franceses criaram a Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, nós já tínhamos aqui, funcionando no bairro boêmio da Lagoinha, uma escola que dava a oportunidade, àqueles que trabalhavam durante o dia, de conseguirem um diploma de nível superior. Milhares de jovens e adultos, de todas as classes sociais, passaram por nossa escola que, gradualmente, foi criado diversos cursos e transformando-se em Centro Universitário.
Por 45 anos até fevereiro de 2009,
fomos mantenedores do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), melhor centro Universitário de Belo Horizonte e escola referência em Minas Gerais, com 43 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, sendo a única escola particular de Minas Gerais que teve seu curso de Medicina aprovado pelo governo federal.
Durante este tempo, geramos milhares de empregos
Diretos e indiretos, com professores doutores, mestres ou licenciados além de uma excelente equipe de colaboradores para serviços técnicos, administrativos e de manutenção. Após a transferência do Centro Universitário para outro mantenedor, buscamos novos empreendimentos e parcerias, por meio de uma administração ágil e moderna. Nossa Fundação é uma entidade filantrópica, de direito privado, que não distribui lucros e reaplica todo o seu superávit em atividades previstas no seu estatuto.
Transparência
Manter a transparência nas ações realizadas pela Fundação de Educação, Artes e Cultura – Fundac, por meio de prestação de contas, tem a mesma relevância como manter os negócios sustentáveis e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural, com profissionalismo, clareza e excelência.
- Balanço Fundac - Exercício 2024
- Balanço Fundac - Exercício 2023
- Balanço Fundac - Exercício 2022
- Balanço Fundac - Exercício 2021
- Balanço Fundac - Exercício 2020
Responsabilidade Social
- Divulgação de Resultado - Programa Bolsa Social de Ensino Fundac - Ano letivo 2026
- Edital Bolsa Social de Ensino 01/2025
- Edital Bolsa Social de Ensino 01/ 2024
- Edital Bolsa Social de Ensino 01/ 2023
- Edital Bolsa Social de Ensino 01/ 2022
- Edital Bolsa Social de Ensino 01/ 2021
- Edital Bolsa Social de Ensino 01/ 2020
- Edital Bolsa Social de Ensino 01/ 2019
Diretrizes e Políticas
Código de conduta
” No desenvolvimento de suas atividades, a Fundac obedecerá aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da transparência da publicidade, da economicidade, da razoabilidade e da eficiência.”
Diretoria e Conselho
Presidente Conselho Deliberativo:
Vice-Presidente Conselho Deliberativo:
Conselho Deliberativo:
Alysson Elias Macedo
Carlos Donizetti da Silva
Clebert José Vieira
Daniel Silva Queiroga
Durval Luis de Andrade
Francisco José Fogaça
José Ribeiro de Moura
Leonardo Carneiro Assumpção Vieira
Márcio Miranda Pontes
Melquiades Almeida Lima
Rangel Cerceau Netto
Raquel Parreira Reis Carvalho
Roberto Moreira Brant
Saulo Donnard Carneiro
Sueli Maria Baliza Dias
Virgílio Varela Vianna
Wellington José da Cunha
Conselho Diretor:
Presidente:
Diretor Financeiro:
Diretor Administrativo:
Diretor de Desenvolvimento e Expansão:
Conselho Fiscal:
Henrique Cordeiro Martins
Hilton César de Oliveira
Luismar Ferreira da Costa
Suplente:
Marina de Lourdes Utsch Teixeira
Conselho de Honra:
Edna Ángelo
Vicente da Silva Pinto
Mensagem da Presidência
Criada em 1964, a FUNDAC, hoje denominada Fundação de Educação, Artes e Cultura, desempenhou importante papel nas comunidades em que está inserida, de acordo com as necessidades do tempo e dos lugares. Nos seus primórdios, fundando a FAFI-BH, ela abriu suas portas no período noturno e dedicou-se à criação de cursos de licenciatura, dando oportunidade a milhares de candidatos ao magistério de se formarem e preencherem os quadros de profissionais em muitas escolas em toda a região da grande BH e mais além. Ampliou seus horizontes e abriu o curso de comunicação formando jornalistas para muitas entidades da região. Vieram, então, todos os mais importantes cursos para formação de profissionais em muitas áreas do saber. Isso possibilitou sua elevação ao nível de Centro Universitário e o UNI-BH, que daí surgiu, firmou-se na área jurídica, na engenharia e na área da saúde, com seus cursos de enfermagem e de medicina. Entretanto, quis o tempo e quiseram as circunstâncias que aquele grandioso conjunto escolar fosse transferido para outra instituição e a FUNDAC transferiu a mantença do UNI-BH para o importante grupo educacional ANIMA.
Depois de algum tempo de reestruturação e reorientação, a FUNDAC sente que é chegado o momento de se apresentar novamente à comunidade em que está com suas importantes propostas na área educacional. Adquiriu, em Betim, o colégio EDUCARE, nele imprimindo sua imagem. Tenta manter a eficiência da TOP Cultura, a TV de Ouro Preto. Naquela cidade, mantém a escola de música Pe. Simões, inteiramente gratuita, com seus 400 alunos. Hoje, tanto seu Conselho Deliberativo quanto seu Conselho Diretor preparam-se para possíveis novos e mais ambiciosos voos na área educacional. Nosso destino é crescer, nossa meta está nas alturas, nossa ambição é servir a comunidade em que estamos inseridos, promovendo, através da educação, a melhora do mundo em que vivemos.
Nossa Política
Desenvolver ações educacionais e inclusivas. Aprimorar a eficiência econômica e financeira e promover o desenvolvimento institucional, com o reposicionamento da fundação.
Localização
Rua Diamantina, 463
3° Andar
Lagoinha – MG
CEP: 31110-320
Horário de Funcionamento:
seg. a sex. das 8h às 18h